Nos dias 20 e 21 de fevereiro, profissionais da Vigilância Sanitária e gestores municipais estarão reunidos em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para participar do Workshop sobre Comunidades Terapêuticas e Proteção à Saúde. O evento tem como objetivo capacitar fiscais sanitários e coordenadores sobre a relevância dessas instituições na promoção da saúde e prevenção de doenças.
O workshop, que visa o fortalecimento das práticas de saúde pública no estado, contará com palestras de especialistas abordando temas como o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), o uso de medicamentos controlados, metrologia e o papel das comunidades terapêuticas no apoio a pessoas em tratamento e recuperação. Além disso, será um momento para discutir novas abordagens sobre a proteção à saúde da população, com ênfase nas políticas públicas de prevenção.
De acordo com Matheus Moreira Pirolo, fiscal de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a realização do evento é especialmente relevante neste momento, uma vez que apenas 38% das gestões municipais mantiveram seus gestores nas últimas eleições. “Esperamos que este evento sirva para ambientar e instrumentalizar os novos coordenadores de Vigilância Sanitária, orientando-os sobre seus deveres na proteção e promoção da saúde pública”, afirmou.
A Vigilância Sanitária da SES/MS, ao dar início às suas atividades de 2025, destaca o foco na proteção dos consumidores de serviços de saúde em condições de vulnerabilidade. “Neste primeiro evento, vamos abordar a proteção à saúde das pessoas que necessitam de medicamentos sujeitos a controle especial, bem como daquelas que enfrentam a dependência química e recorrem aos serviços oferecidos pelas comunidades terapêuticas”, explicou Pirolo. Ele ressaltou ainda que a data de 20 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas, foi escolhida para tratar desse tema. “Ao longo do ano, realizaremos outros eventos voltados à proteção de grupos como idosos, crianças e adolescentes, entre outros, com foco na conscientização sobre os riscos de produtos e serviços de saúde”, completou.
Ana Lúcia Pereira da Silva, auditora fiscal e coordenadora da Vigilância Sanitária de Bodoquena, com 29 anos de experiência, destaca a importância do evento para o avanço do conhecimento na área. “Este workshop é uma oportunidade de enriquecimento para as vigilâncias locais, promovendo a inovação e a prevenção dos riscos à saúde da população”, afirmou.
O evento ocorrerá das 08h30 às 16h30, no Auditório do CRF-MS, localizado na Avenida Rodolfo José Pinho, 66, Jardim São Bento. As inscrições estão abertas ao público e podem ser feitas através deste link.