Viajar de avião tornou-se uma realidade acessível para milhares de aposentados brasileiros pelo programa Voa Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que oferece passagens aéreas a preços reduzidos para aposentados do INSS. Desde seu lançamento, há cinco meses, o programa registrou a reserva de 23.187 bilhetes aéreos, suficientes para lotar 180 aeronaves. Ao todo, o Voa Brasil já atendeu a passageiros em 77 cidades de todas as regiões do Brasil, segundo dados do Ministério dos Portos e Aeroportos.
O Voa Brasil é uma importante ação de inclusão social, permitindo que aposentados que não viajaram nos últimos 12 meses possam acessar passagens com preços de até R$ 200. Para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o programa é um marco na democratização do transporte aéreo no Brasil. “Estamos incluindo cerca de 23 milhões de aposentados no mercado de viagens aéreas, tornando o transporte aéreo acessível a uma parcela significativa da população”, afirmou.
Este é o primeiro programa de inclusão social na aviação civil, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, segundo Costa Filho. Ele ressaltou ainda que o Voa Brasil reflete o compromisso do Governo Federal em reduzir as desigualdades sociais e democratizar o acesso à aviação.
Expansão do Programa
A expectativa é que o Voa Brasil avance para uma segunda etapa, prevista para o primeiro semestre de 2025, com foco na inclusão de estudantes de instituições públicas. A meta é beneficiar 1,5 milhão de estudantes brasileiros com passagens aéreas acessíveis, que também custarão até R$ 200 por trecho.
Destinos Mais Procurados pelos Aposentados
Os aposentados estão viajando para diversos destinos em todo o Brasil, com destaque para as capitais São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG). O programa tem mostrado que a maior demanda vem do Sudeste, com 44% da procura, seguida pelo Nordeste com 40,5%.
Confira as cidades mais procuradas por região:
- Sudeste: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Vitória (ES).
- Nordeste: Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Natal (RN).
- Sul: Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Navegantes (SC).
- Centro-Oeste: Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Caldas Novas (GO).
- Norte: Belém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), Santarém (PA) e Porto Velho (RO).
Como Participar
Para participar do Voa Brasil, os aposentados devem possuir conta no gov.br (nos níveis prata ou ouro). O sistema validará automaticamente os requisitos de adesão. Para comprar as passagens, é necessário acessar o site, realizar o login, informar os dados da viagem e selecionar os bilhetes disponíveis. A reserva é dinâmica, e o prazo para finalizar a compra, após a seleção do voo, é de uma hora.
Para mais informações sobre o Voa Brasil, acesse o site do programa.