Voa Brasil é Ampliado para 82 Cidades com Sucesso entre Aposentados; programa poderá ser ampliado para estudantes

Geral

Nos primeiros oito meses de implementação do Programa Voa Brasil, a procura por passagens aéreas pelos aposentados do INSS superou a marca de 80 cidades, com o número de municípios atendidos crescendo gradualmente. Em março, a inclusão dos aeroportos de Fernando de Noronha (PE), Guanambi (BA) e Teófilo Otoni (MG) elevou o total de destinos a 82, ampliando o alcance da iniciativa.

Lançado em julho do ano passado, o programa já proporcionou a reserva de 35.419 passagens, tornando-se o primeiro programa de inclusão social voltado à aviação no Brasil, sob a coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

Para a segunda fase do Voa Brasil, que contará com a parceria do Ministério da Educação (MEC), será utilizada a base de dados do ProUni, Fies e Sisu para identificar os estudantes que também poderão ser beneficiados com o programa, expandindo ainda mais sua abrangência.

Destinos

Entre os 20 destinos mais procurados, três não são capitais: Campinas (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Porto Seguro (BA). São Paulo se destaca como o principal destino, respondendo por cerca de 30% dos bilhetes emitidos, com 10.261 passagens reservadas.

Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, destaca que a iniciativa tem sido um sucesso, com o programa alcançando seu objetivo de ampliar o acesso ao transporte aéreo, proporcionando aos aposentados do INSS passagens mais acessíveis sem a necessidade de subsídios públicos. “O objetivo de incluir novos usuários no transporte aéreo está sendo plenamente atingido. O programa contribui, também, para o fortalecimento do setor de turismo no Brasil”, afirmou o ministro.

O Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que o programa não utiliza recursos públicos e que as empresas aéreas são parceiras na oferta de vagas ociosas, geralmente em datas e horários de menor demanda. Franca também enfatizou a alta adesão dos aposentados, com cerca de 150 mil beneficiários acessando o sistema, resultando em 35 mil bilhetes emitidos – um índice de 24% de conversão, comparado a uma média de 1% a 3% nas plataformas das companhias aéreas.

Aos aposentados do INSS interessados em participar, o cadastro é simples: basta acessar o site www.gov.br/voabrasil e escolher a data, origem e destino. O programa oferece passagens de até R$ 200 para quem não tiver viajado de avião nos últimos 12 meses, com direito a adquirir até dois trechos por ano.

Deixe um comentário