VI Seminário Estadual da Água na Alems debate desafios da gestão hídrica frente às mudanças climáticas

Política

Nesta sexta-feira (21), acontece o VI Seminário Estadual da Água, no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). O evento reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil com o objetivo de discutir os desafios da gestão dos recursos hídricos frente às mudanças climáticas. O seminário se consolidou ao longo dos anos como um espaço de troca de conhecimentos e de proposição de políticas públicas voltadas à preservação da água, um recurso fundamental para o desenvolvimento sustentável do Estado. O credenciamento para participação começará às 7h30 (horário local).

A abertura oficial do seminário será às 8h, seguida pela Mesa 1, que abordará o tema “Panorama dos Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul”. Entre os palestrantes confirmados está o deputado Renato Câmara, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alems, que é também o propositor do evento. O parlamentar discutirá as fragilidades e as oportunidades relacionadas à hidrovia do Rio Paraguai, um ponto crítico para a logística e sustentabilidade da região.

Outro destaque será a palestra de Artur Falcette, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Semadesc), que apresentará as políticas públicas voltadas para o uso sustentável da água no Estado. O debate contará ainda com a participação de Leonardo Sampaio, gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que falará sobre o panorama da gestão dos recursos hídricos no Estado. A moderação desta mesa ficará a cargo de Ana Luzia Abrão, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

Após um intervalo para um coffee break, o seminário continuará com a Mesa 2, que discutirá as mudanças climáticas e a reservação de águas no campo e na cidade. Entre os especialistas, destaca-se o Dr. Arlindo Muniz, da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (OAB-MS), que abordará os desafios da legislação ambiental para os municípios. A assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, apresentará um panorama sobre a segurança hídrica no campo e sua relação com a segurança alimentar. A mesa será mediada por Daniele Coelho Marques, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, com a relatoria a cargo de Sueli Teixeira, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) terá um papel estratégico no seminário, trazendo sua expertise na gestão de recursos hídricos, qualidade da água, tratamento de esgoto e impactos climáticos. A participação da UEMS reforça o compromisso com a formação de profissionais, o engajamento com a sociedade e o fortalecimento da rede de pesquisa sobre os recursos hídricos no Estado.

Para Lucimar Lacerda, presidente do Rotary Club de Campo Grande, discutir o uso responsável da água é crucial para garantir a continuidade do abastecimento e a qualidade deste recurso no futuro. “O VI Seminário Estadual da Água se consolida como um espaço importante para valorizarmos nossos recursos hídricos. Ao abordar um tema tão relevante, o evento nos lembra que, mesmo em Mato Grosso do Sul, que é rico em recursos hídricos, o uso consciente da água deve ser uma prioridade, não apenas para a geração presente, mas também para as futuras”, afirmou.

Por sua vez, o deputado Renato Câmara, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Alems e coordena a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, reforçou a importância de seminários como este para promover o debate técnico e subsidiar a criação de políticas públicas eficazes. “A gestão dos recursos hídricos é um tema estratégico para Mato Grosso do Sul. Com as mudanças climáticas, enfrentamos desafios cada vez maiores para garantir a segurança hídrica tanto para a população quanto para o setor produtivo. Este seminário proporciona um ambiente para que especialistas e setores envolvidos encontrem soluções sustentáveis e que protejam esse recurso vital para as próximas gerações”, destacou.

Deixe um comentário