Termina Hoje: convocados da lista de espera do Prouni devem entregar dados nesta sexta

Geral

Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para que os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2025, entreguem a documentação exigida à instituição de ensino superior em que foram selecionados. O envio dos documentos é obrigatório para comprovação das informações fornecidas no momento da inscrição.

Cada faculdade privada participante do programa define se a entrega da documentação será feita de forma presencial ou virtual. Os candidatos devem se atentar às orientações específicas da instituição para garantir a continuidade no processo seletivo.

O procedimento é totalmente gratuito. As informações oficiais sobre o programa e seus prazos são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do site do Prouni e das redes sociais da pasta.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de curso superior.
Consulta e documentação

O resultado da pré-seleção na lista de espera pode ser conferido online, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessar, o candidato deve utilizar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha da conta gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal.

Após a entrega e validação dos documentos exigidos, o estudante poderá ingressar no curso escolhido ainda no primeiro semestre de 2025.

Entre os documentos solicitados, conforme o edital do Prouni 2025/1, estão: documentos de identificação do candidato e dos membros de sua família; comprovante de residência; histórico escolar do ensino médio; comprovantes de renda; e, quando aplicável, documentação que comprove a condição de pessoa com deficiência, separação ou óbito dos pais, ou atuação como professor da educação básica.

Para ter direito à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa — atualmente equivalente a R$ 2.277. Já para bolsas parciais de 50%, a renda per capita deve ser de até três salários mínimos, ou seja, R$ 4.554. Além disso, cada instituição de ensino pode solicitar documentos adicionais.

Números

Na primeira edição de 2025, o Prouni ofertou 338.444 bolsas, distribuídas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. Do total, 203.539 são bolsas integrais e 134.905 parciais.

Ao todo, a edição 2025/1 registrou 1,5 milhão de inscrições. Cada candidato pôde escolher até duas opções de curso para concorrer às bolsas.

Na primeira chamada, divulgada em fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Já na segunda chamada, realizada no fim do mesmo mês, outros 86.373 candidatos foram convocados.

O ano de 2025 marca os 20 anos de existência do programa, que já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes em todo o país.

Deixe um comentário