São Julião Completa 10 Anos de Coleta Seletiva; é o único considerado “lixo zero” no Brasil

Geral

Neste mês de janeiro, o Hospital São Julião, localizado em Campo Grande/MS, celebra uma década de implementação da coleta seletiva. A ação integra a política ambiental da instituição e reforça seu compromisso com a sustentabilidade. O reconhecimento nacional veio em 2023, quando o hospital foi certificado pelo Instituto Nacional Lixo Zero como o primeiro do Brasil a desviar 82% de seus resíduos sólidos do aterro sanitário de Campo Grande.

A coleta seletiva teve início em 2015, com um trabalho de conscientização e capacitação dos colaboradores. Para Bruno Maddalena, gerente de Política Ambiental do hospital, os avanços contínuos resultaram em um trabalho de excelência. “A cada ano, aprimoramos nossas práticas. Implementamos compostagem de resíduos orgânicos, destinação correta de recicláveis e tratamos os resíduos de construção civil de maneira eficiente e legal”, afirma. Ele destaca a certificação do Instituto Lixo Zero, que consolidou o hospital como referência nacional em gestão de resíduos.

Diariamente, cerca de duas mil pessoas circulam pela Instituição, tornando crucial a comunicação eficaz sobre o Programa Lixo Zero. O Hospital realiza palestras para novos colaboradores, promove mutirões de limpeza e oferece treinamentos contínuos para as equipes de atendimento, tudo com o apoio da gestão estratégica.

Os materiais recicláveis gerados pelo hospital são triados, prensados e comercializados, enquanto os resíduos orgânicos são compostados e destinados a projetos de reflorestamento. Em 2024, o hospital desviou 84% de seus resíduos sólidos do aterro sanitário, o equivalente a 476 toneladas (aproximadamente 60 caminhões de coleta urbana), restando apenas 16% que necessitam de descarte adequado.

O Hospital São Julião tem sido, constantemente, reconhecido por sua atuação ambiental, recebendo diversos prêmios, como o Troféu Seriema, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO).

Em 2024, participou do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília-DF, onde compartilhou seu case de sucesso. O hospital segue sendo um modelo de inovação e transformação em prol de um futuro mais sustentável.