O Partido dos Trabalhadores (PT), de Mato Grosso do Sul, já discute abertamente a possibilidade de formar uma chapa para as próximas eleições, com Fábio Trad na candidatura ao Governo do Estado e Simone Tebet e Vander Loubet disputando uma vaga no Senado. A ideia está sendo debatida internamente pelo diretório estadual da sigla e foi confirmada por deputados federais.
No entanto, para que a chapa se concretize, será necessário compreender a postura do governador Eduardo Riedel (PSDB), em relação ao apoio ao projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à filiação de Fábio Trad ao PT.
De acordo com o deputado Vander Loubet, o principal objetivo do PT é garantir a reeleição de Lula e conquistar uma vaga no Senado. “Consegui construir uma unidade interna com todas as correntes para ser o candidato único. Vamos trabalhar no sentido de trocar votos, seja com Simone Tebet ou qualquer outra candidatura”, declarou Loubet.
A formação da chapa dependerá, em grande parte, da posição de Riedel dentro do processo de reacomodação partidária. Se o atual governador não mantiver o apoio à reeleição de Lula, o PT poderá reavaliar sua parceria com o PSDB. Nesse cenário, Loubet ressaltou que o partido não descarta a possibilidade de lançar Fábio Trad como candidato ao Governo do Estado.