O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025 será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), às 18h (horário de Brasília), desta terça-feira (4). Os candidatos podem acessar o resultado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o Prouni oferece um total de 338.444 bolsas em 403 cursos, distribuídos por 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Destas, 203.539 são bolsas integrais e 134.905 são parciais. Veja o cronograma:

Conforme o Edital nº 2/2025, o prazo para envio da documentação referente à primeira chamada será de 4 a 17 de fevereiro. O candidato poderá entregar os documentos presencialmente na instituição de ensino superior ou enviá-los de forma eletrônica. As instituições deverão disponibilizar uma área específica em seus sites para o envio da documentação online. Caso essa opção não esteja disponível, os candidatos poderão entregá-la fisicamente em pontos de coleta designados, durante o horário de funcionamento da instituição.
Prouni 20 anos
Lançado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior. O programa acontece duas vezes ao ano e tem como objetivo beneficiar estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior. Em 2025, o Prouni celebra duas décadas de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes contemplados entre 2005 e 2024.
Durante esse período, mulheres (56%) e negros (55%) foram os grupos majoritários no programa. Além disso, dados do Censo da Educação Superior de 2023 mostram que 58% dos participantes do Prouni completaram sua graduação, em contraste com apenas 36% entre os estudantes não beneficiados. Esses números destacam o impacto social do Prouni, especialmente no acesso ao ensino superior e na taxa de conclusão entre estudantes de grupos historicamente vulneráveis.
Foto: Arquivo/Ag.Brasil