Os mais de 86 mil candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2025 têm até o dia 17 de março para apresentar os documentos que comprovam as informações fornecidas durante a inscrição. A entrega dos documentos deve ser realizada diretamente nas instituições de ensino superior, conforme as orientações de cada instituição.
O resultado da segunda chamada foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira, 28 de fevereiro, e pode ser consultado online no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni. O acesso ao portal requer a conta do Gov.br do candidato.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de instituições privadas de ensino superior. Este ano, o programa celebra duas décadas de existência, beneficiando mais de 3,4 milhões de estudantes entre 2005 e 2024.
Documentação
Cada instituição de ensino superior será responsável por definir o processo de entrega da documentação, que pode ser realizada presencialmente ou de forma digital. Importante destacar que não é permitida a cobrança de qualquer taxa para a entrega dos documentos.
O candidato deve ficar atento às instruções de cada instituição, verificando horários e locais para garantir que os documentos sejam entregues corretamente. O não cumprimento do prazo ou a falha na comprovação das informações resultará em desclassificação automática.
Algumas instituições podem exigir um processo seletivo próprio para os pré-selecionados. Nesses casos, o MEC estipula que os critérios de aprovação não podem ser mais rígidos do que os aplicados aos candidatos dos processos seletivos regulares.
Edição 2025
Na edição de 2025, o Prouni ofereceu 338.444 bolsas de estudo, distribuídas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o Brasil. Desse total, 203.539 bolsas são integrais e 134.905 são parciais.
O programa recebeu quase 1,5 milhão de inscrições para o processo seletivo de 2025/1. Na primeira chamada, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados.
Cronograma
Os candidatos não contemplados nas duas chamadas podem manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. A inscrição na lista de espera deve ser feita nos dias 26 e 27 de março por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da lista de espera será divulgado em 1º de abril.