Programa que distribui chips gratuitos a alunos da rede pública tem 90% de aprovação, diz pesquisa

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Uma pesquisa recente sobre a aceitação do programa Internet Brasil, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom), que distribui chips gratuitos de internet para alunos da rede básica de ensino, revela que 9 a cada 10 participantes consideram essa política pública positiva. Encomendada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que gerencia o programa, a pesquisa foi realizada para medir seus impactos e identificar áreas para melhorias.

Atualmente, o Internet Brasil atende quase 160 mil estudantes cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o presidente Lula propôs a missão de oferecer às crianças de famílias de baixa renda as mesmas condições de ensino que as de famílias mais abastadas, incluindo o acesso à internet para estudos. Ele destacou que os resultados dessa pesquisa indicam que o programa está cumprindo seu objetivo, e que o plano é expandir a iniciativa.

A pesquisa foi realizada em duas etapas e envolveu entrevistas com gestores escolares, alunos e seus familiares. Um dos principais achados do levantamento é que o uso predominante da internet proporcionada pelos chips foi para atividades escolares, melhorando o desempenho acadêmico dos estudantes. “Ajudou nos trabalhos e nas pesquisas. Também melhorei meu desempenho”, declarou um dos estudantes beneficiados.

De acordo com o levantamento, 99% dos entrevistados utilizam o acesso à internet para estudar e realizar tarefas escolares, mas também aproveitam o benefício para outras funções, como fazer ligações gratuitas, acessar serviços públicos, utilizar aplicativos de instituições financeiras e navegar em redes sociais.

Antônio Carlos Fernandes Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP, enfatizou a importância das parcerias entre os ministérios das Comunicações, da Educação (MEC), a RNP e outras instituições envolvidas na manutenção do programa. Ele também ressaltou o papel crucial das secretarias estaduais e municipais e dos responsáveis nas escolas na viabilização dos resultados e impactos do programa.

A avaliação dos gestores escolares foi positiva, com muitos reconhecendo o programa como uma ferramenta essencial na implementação de políticas de inclusão digital. “Fiquei feliz em receber esse programa na minha gestão escolar. É uma felicidade quando você tem a oportunidade de oferecer algo que pode beneficiar a comunidade. Estou muito contente por fazer parte desse processo do início ao fim”, comemorou um dos gestores.

Entretanto, a pesquisa também identificou alguns desafios, como a necessidade de mais suporte para as escolas e de orientações mais claras para as famílias sobre como utilizar o benefício. No entanto, 47% dos beneficiários consideraram o pacote de dados suficiente, 45% o avaliaram como regular e apenas 8% o consideraram insuficiente.

Em operação em 2025, o programa Internet Brasil já distribuiu 159.315 chips, beneficiando 1.073 instituições de ensino em 287 municípios de oito estados. A expectativa é que o programa continue a expandir, promovendo ainda mais a inclusão digital no país.

Foto: Shizuo Alves/MCom

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