Procura por primeiro alistamento militar feminino aumenta em Mato Grosso do Sul

Geral

Em 2025, as Forças Armadas abriram, pela primeira vez, o processo seletivo para o alistamento militar feminino, destinado às mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos ao longo deste ano. Em Mato Grosso do Sul, foram disponibilizadas 1.000 vagas, distribuídas entre a capital, Campo Grande, e os municípios de Corumbá e Ladário. Somente em Campo Grande, onde estão disponíveis 99 vagas, 315 mulheres se inscreveram para o serviço.

A secretária da Junta Militar de Campo Grande, Silvia Matos, observou um aumento significativo no interesse das mulheres pelo ingresso nas Forças Armadas, o que se reflete no alto número de alistamentos. “Já temos mulheres que fazem parte das Forças Armadas, mas agora, pela primeira vez, elas entram como soldado na mesma fase dos homens, algo que é obrigatório para eles. Este é um marco importante”, comentou Silvia.

O alistamento, totalmente voluntário, pode ser feito até 30 de junho, tanto de forma online quanto presencial, na Junta Militar. O processo seletivo e a duração do serviço de 8 anos seguem as mesmas etapas aplicadas aos homens.