Estão abertas, até 23 de fevereiro, as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025, que neste ano destaca a produção de geleias. Com o intuito de reconhecer e valorizar os produtores rurais do Brasil, o concurso marca o início da programação de prêmios da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) para 2025.
As inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar, onde também está disponível o regulamento completo do prêmio. O concurso é promovido pela CNA, em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA-SP) e o Sebrae Nacional. Os concorrentes se inscrevem nas categorias “Simples” e “Mista”.
Para participar, o produtor deve ter uma produção anual de até 50 toneladas de geleia e cumprir com a legislação vigente. Após a inscrição, será necessário enviar pelo menos um quilo do produto, dividido em pelo menos seis embalagens individuais, para avaliação.
A avaliação será feita em três etapas: júri técnico, júri popular e análise da história do produto. Os produtores que cultivam as matérias-primas para suas geleias recebem um bônus de 10% na pontuação final, conforme o regulamento.
Os cinco finalistas das categorias “Simples” e “Mista” receberão prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados ganharão ainda o Selo de Participação Ouro, Prata ou Bronze.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal faz parte do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que visa incentivar a profissionalização dos pequenos e médios produtores e promover a valorização dos alimentos artesanais. Desde 2019, a premiação já reconheceu produtores de diversos alimentos, como chocolates, queijos, salames, cachaças, azeites, vinhos, cafés especiais, mel e cervejas.
Acesse o regulamento e faça a sua inscrição.