Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam ingressar em uma universidade pública têm até esta terça-feira, 21 de janeiro, para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utilizando a nota do exame.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme o cronograma e os critérios do Edital nº 35/2024. O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais.
Cronograma Oficial:
- 26 de janeiro: Resultado da chamada regular
- 27 a 31 de janeiro: Período de matrículas
- 26 a 31 de janeiro: Prazo para participar da lista de espera
Oferta de Vagas
Em 2025, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará 261.779 vagas em instituições públicas de todo o país. Os estados com maior número de vagas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). Entre as universidades, a UFRJ e a UFF se destacam, com 9.050 e 8.683 vagas, respectivamente. Nos institutos federais, o IFCE lidera a oferta com 6.022 vagas, seguido pelo IFSP (5.675) e IFPB (2.850).
Além disso, há 14.521 vagas em cursos de graduação tecnológica, como Energias Renováveis, Gestão de Dados, Ciência da Computação e Análise de Sistemas.
Requisitos para Participar do Sisu
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que participaram do Enem 2024, com nota de redação maior que zero e que não tenham se declarado treineiros. Os candidatos serão classificados primeiramente por meio da ampla concorrência, com base na nota obtida no Enem, e, em seguida, de acordo com os critérios de reserva de vagas previstos na Lei de Cotas.
Caso o candidato não seja selecionado nas opções de curso escolhidas, ele pode participar da lista de espera, que estará disponível de 26 a 31 de janeiro.
Como se inscrever:
1º passo: acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com a conta gov.br ou cadastre-se;
2º passo: confirme os dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas;
3º passo: escolha até duas opções de cursos. (é possível pesquisar as vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso);
4º passo: confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos;
5º passo: após confirmar a inscrição, o candidato será encaminhado para a tela “minha inscrição”, onde estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial.
Pé-de-Meia Licenciaturas
O Sisu deste ano também oferece 68 mil vagas em cursos de licenciatura, com 12 mil bolsas do programa Pé-de-Meia Licenciaturas.
Essas bolsas são destinadas a candidatos que obtenham 650 pontos ou mais no Enem e que se matriculem em um curso presencial de licenciatura, com o objetivo de incentivar a formação de professores.