Porto Murtinho/MS se prepara para ser o Portal da Rota Bioceânica

Geral

O município de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, se prepara para tornar-se o “Portal da Rota Bioceânica”, com a elaboração de um novo plano diretor que visa reorganizar a infraestrutura da cidade para os próximos 10 anos. O objetivo é atender às crescentes demandas econômicas e sociais, oferecendo mais qualidade de vida à população, adequando-se aos desafios com a inserção no maior projeto de integração logística da América Latina.

Recentemente, o prefeito Nelson Cintra Ribeiro se reuniu, em Campo Grande, com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, para discutir o projeto e os próximos passos para a Rota Bioceânica. O encontro também contou com a participação da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Regina Heyn, da arquiteta Fernanda Gonzaga e do assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann.

A reunião teve como pauta o fortalecimento da infraestrutura ao longo do corredor logístico, um dos principais e mais promissores projetos de integração regional. A ideia é garantir que Porto Murtinho esteja pronto para aproveitar as oportunidades econômicas que surgem com a conexão entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico.

O prefeito Cintra destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para assegurar que o município se beneficie dessa integração sul-americana. “Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica e estamos preparando a cidade para ser um ponto estratégico nesse processo”, afirmou. Ele também ressaltou que o plano diretor, atualmente em fase de elaboração pela Universidade Federal do Paraná, está perto de ser finalizado, mas precisa ser aprovado pela Câmara Municipal.

Com o objetivo de expandir a cidade ao longo do acesso da BR-267 até a ponte, o plano inclui a criação de novas áreas residenciais, industriais e melhorias na segurança e saúde.

“Porto Murtinho foi construída dentro de um dique e, por isso, temos pouco espaço para crescer. O plano prevê a construção de novos espaços fora do dique para garantir o desenvolvimento ordenado da cidade”, explicou Cintra. O planejamento e zoneamento de áreas habitacionais, industriais e de serviços públicos estão contemplados no projeto.

O detalhamento do plano diretor será apresentado no Fórum da Rota Bioceânica, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro, com o intuito de definir as próximas etapas para transformar Porto Murtinho em um eixo estratégico para o comércio internacional.

Foto: Arquivo/GovMS