Desde janeiro de 2023, o Peru importa carne suína do estado do Acre. Recentemente, o governo peruano, por meio do Servicio Nacional de Sanidad Agraria (Senasa), autorizou a exportação de produtos de carne suína e aves de nove novas plantas frigoríficas brasileiras. Com a inclusão de unidades em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo, o comércio bilateral ganha novo impulso. Para carne de aves, o Rio Grande do Sul também foi habilitado para exportação.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o mercado peruano, abrangendo desde carnes até produtos como soja, fibras têxteis, frutas, nozes e lácteos.
As exportações de carne, que somaram mais de US$ 141 milhões, representam uma parte significativa desse total. A ampliação das plantas frigoríficas habilitadas no Brasil promete um aumento considerável nas exportações de carne suína e de aves, beneficiando toda a cadeia produtiva.
Esse avanço é fruto do trabalho conjunto do Mapa e do Ministério das Relações Exteriores, que têm trabalhado para ampliar o acesso dos produtos agropecuários brasileiros aos mercados internacionais.