Em boletim oficial divulgado nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Vaticano informou que o papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Esse diagnóstico levou à necessidade de ajustes no tratamento que estava sendo administrado.
O comunicado destaca que os exames realizados até o momento indicam um quadro clínico complexo, que exigirá uma internação hospitalar adequada para o acompanhamento médico contínuo.
O Vaticano também informou que o pontífice teve uma boa noite de descanso, tomou café da manhã e se dedicou à leitura de jornais, mantendo-se bem disposto e com bom humor.
O papa foi internado na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira, 14 de fevereiro, para a realização de exames e continuidade do tratamento. Inicialmente, o quadro de Francisco havia sido identificado como bronquite, mas os novos exames apontaram para a infecção respiratória mais grave.
O Papa não tem parte do pulmão direito, que precisou ser removido quando ainda era jovem, por causa de uma séria pneumonia, o que pode intensificar o quadro de saúde do Pontífice.
Foto: Vatican Media/Divulgação