Pagamento de multas eleitorais pode ser feito via Pix ou cartão

Geral

Eleitores que não votaram ou não justificaram sua ausência por três eleições consecutivas podem regularizar sua situação eleitoral de forma simples e rápida, agora também por meio de Pix. Esse pagamento pode ser feito a qualquer momento pela internet, sem a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral. Além do Pix, outras formas de quitação são o cartão de crédito e o boleto bancário.

O valor da multa pode variar entre 3% e 10% de R$ 35,13, conforme determinado pelo artigo 133 da resolução que regula o cadastro eleitoral. Esse valor pode ser ajustado de acordo com a situação econômica do eleitor.

Após a quitação, é possível obter a certidão de quitação eleitoral, um documento importante para acessar diversos direitos, como inscrição em concursos públicos, matrícula em instituições de ensino, inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obtenção de passaporte.

A falta de quitação pode resultar em uma série de restrições, incluindo a impossibilidade de receber vencimentos do serviço público, participar de concursos ou renovação de matrícula em instituições de ensino público, além de impedir a emissão de certidão de quitação eleitoral, essencial para o registro de candidatura.

Consulte o site o Tribunal Superior Eleitoral, clicando em “situação eleitoral” e consulte se seu título de leitora tem pendências.