Prefeitos, prefeitas, secretários(as) e gestores de milhares de municípios de todo o Brasil se reuniram no Centro de Convenções de Brasília, nesta terça-feira (11), para a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento tem como objetivo aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e reforçar o pacto federativo, com a proposta de promover a colaboração entre as administrações municipais e o governo central. Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, a iniciativa busca incentivar a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.
Em seu discurso de abertura, o presidente Lula destacou a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo. “Quero que vocês tenham a confiança e a certeza absoluta que, enquanto eu for presidente, nenhum prefeito ou prefeita será discriminado por não ser do meu partido, por não ter votado em mim ou por ter criticado algum ministro. Todos têm direito porque todos foram eleitos e representam o povo. Estamos aqui para fazer o bem, não para agradar governadores ou prefeitos, mas para atender as necessidades da população”, afirmou Lula, enfatizando a importância de um trabalho conjunto entre os entes federativos para garantir o bem-estar da população e impulsionar o crescimento do Brasil.
Uma das principais novidades do evento foi o anúncio do presidente Lula sobre a preparação de um novo edital do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. A segunda edição do programa visa contemplar projetos prioritários das prefeituras em áreas fundamentais, como saúde, educação, infraestrutura urbana e mobilidade. Lula destacou que o PAC não faz distinções ideológicas, selecionando os municípios com base na qualidade dos projetos e na urgência das necessidades locais. As inscrições para o programa devem ser abertas no próximo dia 24.
Na área da saúde, o presidente anunciou que novos recursos serão direcionados para o setor, com um foco especial na aquisição de equipamentos para unidades de saúde. Além disso, o diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Henrique Chaves, adiantou a prioridade do governo neste ano para o programa “Mais Acesso a Especialistas”, com o objetivo de reduzir filas de exames e cirurgias. “É importante que mesmo os municípios pequenos saibam como se integrar aos centros maiores, onde há hospitais, para garantir assistência de qualidade à população”, destacou Chaves.
O Encontro de Novos Prefeitos segue até a próxima quinta-feira (13), reunindo representantes de todos os ministérios e de instituições financeiras públicas, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Além de fornecer suporte aos gestores municipais por meio de estandes, o evento também disponibiliza informações detalhadas sobre os programas oferecidos aos municípios em seus sites e redes sociais.
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil