Novo incêndio em Los Angeles força a retirada de moradores

Mundo

Um novo incêndio florestal, ao norte de Los Angeles, na Califórnia (EUA), que começou nesta quarta-feira (22), está consumindo, rapidamente, uma área de 38 km². A propagação das chamas foi intensificada por fortes ventos e pela vegetação seca, levando as autoridades californianas a emitirem ordens de evacuação obrigatória para mais de 31 mil residentes.

O incêndio, denominado Hughes, localiza-se a aproximadamente 80 km ao norte de Los Angeles. As chamas e a densa coluna de fumaça atingiram uma área montanhosa, sobrecarregando os bombeiros que já atuavam no controle de outros dois grandes focos na região metropolitana.

Em poucas horas, o Incêndio Hughes atingiu cerca de dois terços da extensão do Incêndio Eaton, um dos dois incêndios anteriores que causaram significativa devastação na área de Los Angeles. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Matthew Van Hagen, a área afetada pelo novo incêndio apresenta menor densidade populacional.

A Polícia Florestal Nacional de Los Angeles determinou o fechamento de toda a área do parque nas Montanhas San Gabriel, que abrange 2.800 km², devido ao elevado risco de propagação das chamas.

Foto: Robyn Beck/AFP