Mais de 40 milhões de trabalhadores realizaram simulações para o novo crédito consignado voltado para a iniciativa privada entre a última sexta-feira (21) e as 18h deste domingo (23), conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Durante esse período, foram feitas simulações que totalizaram R$ 40.180.384. Com o objetivo de oferecer condições de crédito mais acessíveis a até 47 milhões de pessoas, a nova modalidade de crédito entrou em vigor na sexta-feira passada.
Durante o final de semana, foram apresentadas 4.501.280 propostas e, até o momento, 11.032 contratos foram formalizados por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho foi instituído por medida provisória no dia 12 de março e abrange os empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo trabalhadores domésticos, rurais e aqueles contratados por microempreendedores individuais (MEI).
A principal inovação desse programa é a possibilidade de o trabalhador autorizar o compartilhamento de seus dados do eSocial – o sistema eletrônico que unifica informações trabalhistas – para contratar o crédito consignado com desconto diretamente na folha de pagamento.
Com a implementação dessa nova modalidade, mais de 80 bancos e instituições financeiras poderão acessar os perfis de trabalhadores com carteira assinada por meio do eSocial. A partir do dia 25 de abril, todos os bancos poderão oferecer o crédito por meio de suas plataformas digitais.