Não perca o prazo: Inscrições para o Prouni começam nesta sexta

Geral

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro, e vão até as 23h59 do dia 28 de janeiro (horário de Brasília). O procedimento é totalmente gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os candidatos precisam ter uma conta no Gov.br e fazer o login utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.

Requisitos e Condições

Para se inscrever nesta edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) determina que o candidato tenha concluído o ensino médio e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, obtendo no mínimo 450 pontos de média nas cinco provas e não zerando a redação.

Além disso, o candidato precisa atender a uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou, em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial;
  • Ser pessoa com deficiência, conforme a legislação;
  • Ser professor da rede pública, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.

A renda familiar também é um critério importante. Para candidatar-se a uma bolsa integral, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de, no máximo, 1,5 salário mínimo (R$ 2.277,00 em 2025). Para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554,00). Esses limites não se aplicam a professores da rede pública que se inscrevem para cursos de licenciatura e pedagogia.

O candidato deverá escolher se deseja concorrer a bolsas na modalidade ampla concorrência ou em políticas afirmativas, como pessoas com deficiência (PCD) ou autodeclaradas negras, pardas ou indígenas.

Vale lembrar que quem participou do Enem 2024 como treineiro, ou seja, para se autoavaliar sem ter completado o ensino médio, não pode se inscrever.

Classificação

A classificação será baseada na melhor média obtida no Enem, com a prioridade de acordo com a modalidade de concorrência e outros critérios, como a condição de professor ou a formação em escola pública.

O MEC estabelece a seguinte ordem de prioridade na classificação:

  • Professores da rede pública para cursos de licenciatura e pedagogia;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública;
  • Estudantes com ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, como bolsistas;
  • Estudantes com ensino médio integralmente em escola privada, como bolsistas.

Cronograma

O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, enquanto a segunda chamada sairá no dia 28 de fevereiro. Os candidatos não contemplados nas chamadas podem entrar na lista de espera, com inscrição entre 26 e 27 de março. O resultado da lista de espera será divulgado em 1º de abril.

Os candidatos da primeira chamada devem apresentar a documentação entre 4 e 17 de fevereiro nas instituições de ensino superior.

Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. O programa ocorre duas vezes por ano, beneficiando estudantes de baixa renda que não possuem diploma de nível superior.