Mulheres vítimas de violência doméstica são beneficiadas com cirurgias reparadoras em MS

Geral

Nesta sexta-feira (14), quatro mulheres darão um importante passo em suas jornadas de superação. Elas serão as primeiras beneficiárias do Projeto Recomeçar, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (IDEAH/SBCP).

O projeto, lançado em 2023, tem como missão oferecer cirurgias plásticas reparadoras gratuitas para mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a colaboração de cirurgiões plásticos voluntários, a iniciativa vai além da recuperação da aparência física. Ela busca devolver a autoestima e dignidade às vítimas, permitindo-lhes recomeçar suas vidas com mais confiança.

A seleção das beneficiadas foi conduzida de forma criteriosa. A desembargadora Jaceguara Dantas da Silva liderou o levantamento, solicitando o apoio de magistrados de todo o Estado para identificar, nos processos de violência doméstica e familiar, as vítimas com sequelas físicas.

Das 50 mulheres inicialmente contatadas, algumas optaram por não participar, enquanto outras aceitaram a oportunidade. A equipe da Coordenadoria da Mulher fez uma triagem minuciosa, oferecendo suporte psicológico e assistencial para garantir que as vítimas se sentissem acolhidas e preparadas para os procedimentos.

Após uma análise técnica realizada por médicos voluntários, quatro mulheres foram selecionadas para receber procedimentos como a correção de cicatrizes, implantes e até transplante de couro cabeludo, com o objetivo de restaurar sua integridade física. Além delas, uma outra paciente foi submetida a uma cirurgia ortopédica bem-sucedida no dia 21 de fevereiro, e também passará por cirurgia plástica reparadora posteriormente.

Para tornar essa ação possível, o Projeto Recomeçar contou com o apoio dos municípios de Campo Grande, Jardim, Maracaju, Mundo Novo e Dois Irmãos do Buriti, que forneceram suporte logístico e auxiliaram na realização de exames pré-cirúrgicos. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), também teve um papel fundamental, oferecendo estrutura hospitalar e os materiais necessários para a realização dos procedimentos.

Deixe um comentário