vacinação

MS amplia cobertura vacinal com mais de 260 mil doses aplicadas em 2024

Geral

Mato Grosso do Sul fechou 2024 com um aumento na cobertura vacinal, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O destaque foi o Projeto MS Vacina Mais, que se consolidou como uma das principais ações para garantir a proteção da população contra doenças evitáveis..

A campanha estadual MS Vacina Mais Plus foi uma das iniciativas-chave para esse avanço, com um investimento de R$ 1.935.000,00 destinados à intensificação das ações de imunização nos 79 municípios do estado. O foco principal da campanha foi aumentar a cobertura vacinal por meio de atividades extramuros, ou seja, ações de vacinação realizadas fora das unidades de saúde, levando as vacinas para locais de grande circulação, como praças, escolas e centros comerciais.

Essas ações se somaram a outras iniciativas bem-sucedidas, como as campanhas “Aluno Imunizado” e “Cuidar de Quem Cuida”, que juntas resultaram na aplicação de 263.837 doses de vacinas, contribuindo para o aumento da cobertura vacinal em todo o estado. De acordo com o Painel de Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul já atingiu a meta de vacinação de 95% para várias vacinas importantes, como BCG, Pneumocócica 10v, Rotavírus, Meningocócica C e Tríplice Viral.

Com esses avanços, o estado projeta alcançar, ainda em 2025, a meta de 95% de cobertura vacinal para outras vacinas do calendário nacional, além de fortalecer as ações de imunização em todas as faixas etárias, de crianças a idosos. “As estratégias de descentralização e a mobilização das equipes de saúde municipais têm sido fundamentais para garantir o acesso das pessoas às vacinas e promover a saúde coletiva”, afirma Frederico de Moraes, gerente de Imunização da SES.