MPMS e UFMS apresentam cartilha para manejo sustentável de resíduos da construção civil

Geral

Nesta quarta-feira (19), às 18h (horário de MS), a 1ª sessão ordinária do Conselho Municipal da Cidade, realizada no auditório da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), trará uma importante pauta: a apresentação da cartilha de boas práticas para manejo e destinação dos resíduos de obra. A cartilha foi criada como parte do projeto Eco Ciclo, uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 34ª Promotoria de Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Eco Ciclo tem como objetivo principal reduzir a geração de resíduos da construção civil (RCC) por meio do incentivo ao uso de agregados reciclados nas obras. A prática não só diminui a exploração de recursos naturais, como também amplia a vida útil dos aterros destinados a resíduos da construção civil. Para isso, o projeto promove boas práticas nas unidades recicladoras, estimula a correta triagem dos resíduos nas obras e mapeia potenciais usos dos agregados reciclados, favorecendo um gerenciamento mais sustentável e eficiente.

Estudos técnicos e laboratoriais realizados por uma equipe da Faculdade de Engenharia da UFMS, em parceria com uma unidade recicladora de resíduos, confirmaram que, com a triagem adequada, os agregados reciclados podem atender a padrões de qualidade e quantidade que os tornam viáveis para a utilização em várias etapas da construção. É nesse contexto que a cartilha visa orientar os responsáveis técnicos sobre a forma correta de realizar a triagem dos resíduos nos canteiros de obra.

Desenvolvida sob a coordenação da professora Ana Paula da Silva Milani (UFMS), com a colaboração da Planurb, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea/MS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), a cartilha será apresentada ao Conselho Municipal da Cidade pela professora Milani. O Promotor de Justiça também participará do evento, destacando os objetivos gerais do Eco Ciclo.

A implementação do projeto exige a cooperação de diversos setores, como o Governo do Estado, empresas de construção, recicladoras, instituições de pesquisa e a sociedade civil. Essa parceria garante uma abordagem integrada, favorecendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento da capacidade coletiva de enfrentar os desafios relacionados aos resíduos da construção civil.

O público-alvo do evento são engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil. A cartilha oferece orientações sobre o reaproveitamento dos resíduos, a produção de agregados reciclados, os selos de certificação ambiental, o gerenciamento eficiente dos resíduos nas obras e a destinação correta dos materiais.

Essa iniciativa integra o Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com a participação do MPMS, da UFMS, da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), da Planurb, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), e do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).