Com o lema “Contra o Esquecimento, Pela Memória das Vidas”, o Memorial Virtual “Dias Sem Elas” oferece um espaço dedicado às mulheres vítimas de feminicídio. Disponível no site da campanha #TodosPorElas, o memorial visa refletir e conscientizar sobre uma das formas mais brutais de violência de gênero. Acesse o memorial e conheça mais sobre a iniciativa por meio deste link.
Criado com o propósito de preservar a memória e transformar a realidade, o memorial reúne dados sobre feminicídios ocorridos desde 2024, destacando o impacto devastador da perda dessas mulheres na sociedade. Cada nome e cada história contida no memorial é um apelo à ação, reforçando a necessidade de tratar a luta contra o feminicídio como uma responsabilidade coletiva.
O projeto foi idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), com coordenação da desembargadora Jaceguara Dantas da Silva.
De acordo com a desembargadora, o memorial é uma ferramenta essencial para sensibilizar a sociedade sobre a urgência de eliminar o feminicídio, promover políticas públicas adequadas e reforçar a responsabilidade de todos na luta contra essa realidade tão triste e impactante.
“É fundamental dar voz às mulheres vítimas de feminicídio. Este memorial serve como alerta e preserva a memória dessas mulheres, reafirmando nosso compromisso com o fim da violência contra a mulher, especialmente o feminicídio, que retira o bem jurídico mais importante que temos: a vida”, afirmou a desembargadora.
Além de apresentar números alarmantes, o Memorial “Dias Sem Elas” convida à reflexão sobre o tempo de ausência dessas mulheres. Cada história registrada é um lembrete de que a luta contra o feminicídio é urgente, para que a memória dessas mulheres vítimas de feminicídio inspire um futuro onde a violência de gênero não tenha mais lugar.