MEC divulga resultado do Fies 2025; são mais de 112 mil vagas para o ensino superior

Geral

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (18), o resultado da seleção e a ordem de classificação dos candidatos no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025. Os resultados podem ser acessados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando a senha da plataforma Gov.br.

Neste ano, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas em cursos superiores em instituições privadas, divididas em dois processos seletivos. Do total, 67.301 vagas serão oferecidas no primeiro semestre, e 44.867 no segundo semestre de 2025.

O Fies tem como principal objetivo financiar as mensalidades de cursos superiores em universidades privadas para estudantes de baixa renda, com o intuito de ampliar o acesso à educação superior no Brasil.

Modalidades do Fies

O programa apresenta duas modalidades: o Fies tradicional e o Fies Social. O Fies tradicional destina-se a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos, oferecendo financiamentos que cobrem de 50% a 100% do valor das mensalidades.

Por outro lado, o Fies Social atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e estão em situação regular. Nesse caso, 50% das vagas no processo seletivo são reservadas para o Fies Social, e o governo federal concede até 100% de financiamento das mensalidades, conforme valores definidos pelo comitê gestor do programa.

A situação dos candidatos inscritos no CadÚnico foi verificada com base nos dados registrados até 11 de janeiro de 2025.

Cronograma do Processo Seletivo

Entre os dias 19 e 21 de fevereiro, os candidatos pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para completar a inscrição e garantir o financiamento das mensalidades de cursos em faculdades privadas.

Para aqueles que não forem selecionados na chamada regular, será possível participar da lista de espera, que será aberta automaticamente para os candidatos não classificados. Não será necessário manifestar interesse para entrar na lista. O período de convocação da lista de espera ocorrerá de 25 de fevereiro a 9 de abril de 2025.