A Secretaria de Estado de Saúde (SES), de Mato Grosso do Sul, acaba de lançar a Coletânea de Experiências em Alimentação e Nutrição, com o intuito de identificar, valorizar e divulgar ações bem-sucedidas alinhadas à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). A iniciativa tem como objetivo fortalecer as práticas de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e fomentar o compartilhamento de inovações que possam gerar impactos positivos na qualidade de vida dos cidadãos.
A Coletânea tem foco na apresentação de experiências exitosas em diferentes áreas da saúde alimentar e nutricional. Entre os temas abordados, destacam-se a promoção da alimentação saudável, a prevenção da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, a criação de ambientes alimentares saudáveis e o aprimoramento da gestão das ações de nutrição. As experiências selecionadas serão disponibilizadas no “Mapa de Experiências de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde no MS”, acessível no site Nutrição|MS.
Segundo Anderson Holsbach, gerente de Alimentação e Nutrição da SES, a coletânea representa “um passo importante para mapear as experiências locais que estão apresentando bons resultados, com o objetivo de incentivar outros profissionais de saúde a adotar práticas de alimentação e nutrição bem-sucedidas”.
A coletânea, que terá caráter permanente, conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio do Observatório de Condições Crônicas e Alimentação (OCCA), e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). As experiências submetidas serão avaliadas por uma comissão técnica, e as melhores serão premiadas com a publicação em um e-book, além de destaque em eventos de relevância, como o II Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul.
Profissionais e gestores do SUS, bem como de outras instituições de saúde pública, estão convidados a participar. O período para envio das experiências vai de 6 de março a 15 de abril de 2025.
As experiências serão avaliadas com base em critérios como relevância social, inovação, aplicabilidade e integração com outras políticas públicas. Os três melhores relatos receberão isenção de inscrição para o congresso e terão a oportunidade de participar de mesas temáticas.
O cronograma das ações prevê a divulgação dos trabalhos selecionados até 15 de maio de 2025, com o lançamento do e-book programado para outubro de 2025. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a promoção da saúde e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem-estar da população.
Mais informações podem ser obtidas no site Nutrição|MS ou pelo e-mail [email protected]