A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, apresentou ligeira alta em janeiro de 2025, atingindo 106,8 pontos, contra 105,9 pontos registrados em dezembro de 2024. Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice se mantém acima da linha de 100 pontos, que representa a zona positiva da pesquisa, refletindo uma postura otimista por parte dos consumidores.
Entre os sete indicadores avaliados, cinco registraram variações positivas. O maior destaque foi para o indicador “momento para aquisição de bens duráveis”, que teve um aumento de 6,9%. Em seguida, aparecem o nível de consumo atual (3,2%), a situação atual do emprego (1,5%) e a renda atual (1,4%). Por outro lado, a perspectiva de consumo foi a única a apresentar uma queda significativa de 5,7%.
A pesquisa também revela que 53,8% dos consumidores se sentem mais seguros em relação ao emprego, enquanto 60,3% acreditam em uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Em relação à renda, 43,1% dos entrevistados afirmaram que ela permanece igual ao ano passado. No quesito consumo, 41,4% indicaram que estão comprando o mesmo que no período anterior.
Segundo Regiane Dedé de Oliveira, economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), a manutenção do índice acima da linha de satisfação, especialmente com o crescimento em indicadores estratégicos como a aquisição de bens duráveis, demonstra a resiliência do consumidor frente aos desafios econômicos. “Embora a queda na perspectiva de consumo mostre um certo grau de cautela, os dados refletem otimismo quanto à estabilidade do emprego e da renda”, afirmou.