O prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), termina na próxima terça-feira (21). As inscrições, que começaram nesta sexta (17), são realizadas, exclusivamente, pela internet, através de login e senha, e são gratuitas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, e o período para participar da lista de espera será de 26 a 31 de janeiro.
O Sisu é gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e seleciona os candidatos com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando as vagas disponíveis por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos e seu perfil socioeconômico.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o sistema utilizando suas credenciais do Gov.br, que possibilitam a recuperação automática das notas do Enem. No momento da inscrição, o estudante também preenche um questionário socioeconômico, que será utilizado para a Lei de Cotas, e escolhe até duas opções de curso. Durante o período de inscrições, é possível alterar essas escolhas, sendo válida sempre a última opção registrada.
Caso não seja selecionado para nenhuma das duas opções de curso, o candidato ainda poderá ser convocado para a lista de espera. Podem participar do Sisu todos os estudantes que fizeram o Enem 2024, que obtiveram nota maior que zero na redação e não se declararam treineiros.