As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), começam na próxima sexta-feira (17), e seguem até o dia 21 de janeiro. Conforme o cronograma oficial, o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas ocorrerá entre 27 e 31 de janeiro. Já o prazo para adesão à lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu seleciona os estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando o número de vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha do candidato e seu perfil socioeconômico.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é feito com login e senha no portal Gov.br. Após o login, o sistema recupera automaticamente as notas do Enem mais recente, validando as informações para o processo seletivo.
No momento da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico, necessário para o ingresso nas vagas reservadas pela Lei de Cotas, e escolhe até duas opções de curso entre as oferecidas em cada processo seletivo do Sisu. O candidato pode alterar suas opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última inscrição registrada no sistema.
Caso não seja selecionado em nenhuma das opções de curso, o candidato pode ainda disputar vagas por meio da lista de espera do Sisu. Todos os participantes do Enem 2024, que obtiveram nota superior a zero na redação e não se declararam como treineiros, estão aptos a participar do Sisu.