O Ministério da Educação (MEC) abriu, à meia-noite desta terça-feira (4), as inscrições para o processo seletivo do programa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), destinado ao primeiro semestre de 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 7 de fevereiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Este ano, serão oferecidas mais de 112 mil vagas, distribuídas em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre e outro para o segundo semestre de 2025. O Edital nº 3/2025, com as regras e o cronograma do processo seletivo, foi publicado em janeiro.
Para concorrer às vagas, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010 até a mais recente. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem, além de obter nota superior a zero na redação. Não será permitida a inscrição de candidatos que tenham declarado participação no Enem como “treineiros”.
O Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), em situação regular. A base de dados do CadÚnico utilizada será a de 11 de janeiro de 2025. Para os pré-selecionados que atendem aos requisitos do Fies Social, o financiamento será integral, cobrindo até 100% dos custos educacionais.
Inscrição: Para se inscrever, o candidato deve acessar o Portal Único e fazer login com sua conta Gov.br. Em seguida, deverá preencher os dados pessoais e clicar em “Gravar e avançar”. Na etapa seguinte, será necessário fazer a autodeclaração do perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. O candidato também deve declarar sua escolaridade e confirmar que está ciente das informações fornecidas.
O próximo passo consiste na escolha dos três cursos desejados, com a seleção de estado, município, curso e instituição. Será possível repetir esse processo até três vezes, indicando a ordem de prioridade. Depois, o candidato deverá preencher os dados financeiros e familiares, revisar todas as informações e, se tudo estiver correto, confirmar a inscrição. O último passo é salvar o comprovante com a chave de segurança.
Classificação
A classificação no processo seletivo será feita por ordem decrescente das notas do Enem, levando em consideração o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência. A ordem de prioridade será:
1 – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil.
2 – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento e o tenham quitado.
3 – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento.
4 – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo financiamento e o tenham quitado.
Resultado
O resultado da pré-seleção será divulgado na chamada única no dia 18 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em uma de suas opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino superior, de acordo com o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os pré-selecionados devem acessar o Fies Seleção para complementar sua inscrição entre 19 e 21 de fevereiro.
Lista de espera
Candidatos não selecionados na chamada regular participarão automaticamente da lista de espera, que seguirá a mesma ordem de classificação e será utilizada para preencher vagas remanescentes. O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril. Veja o cronograma:

Com a criação do Fies Social pela Resolução nº 58/2024, o MEC retoma o papel social do programa, ampliando o acesso ao financiamento estudantil para estudantes de baixa renda e promovendo uma transformação social por meio da educação.