A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) oficializou a reinstalação da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional. O grupo de trabalho tem como objetivo central promover o debate e propor políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada. A iniciativa, chamada de Frente Nutricional, foi requerida pelo deputado Pedro Kemp (PT) e conta com o apoio de diversos parlamentares como coautores.
A frente já havia sido instituída anteriormente, em 2019, a partir de um pedido do então deputado estadual Cabo Almi, falecido em maio de 2021. No entanto, a continuidade da iniciativa não foi formalmente solicitada nas duas primeiras sessões legislativas da atual legislatura (2023 e 2024), o que motivou o novo requerimento por parte de Kemp.
Segundo o parlamentar, a reinstalação da Frente atende a uma solicitação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul (CONSEA/MS). O documento apresentado por Kemp destaca que a Frente atuará em áreas estratégicas, como segurança alimentar, distribuição e abastecimento de alimentos, consumo consciente, políticas públicas de saúde e educação, além do atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Kemp também chama a atenção para a urgência de se considerar os impactos das mudanças climáticas nas políticas públicas de segurança alimentar. Ele defende medidas como o fortalecimento do armazenamento de água, bem como a pesquisa e disseminação de alimentos não convencionais. Segundo o deputado, essas alternativas podem ampliar os hábitos alimentares da população por meio da introdução de espécies vegetais mais resistentes às adversidades climáticas, especialmente aquelas típicas do cerrado e das matas da região.
A Frente será coordenada por Pedro Kemp e contará com a participação das deputadas Gleice Jane (PT), Lia Nogueira (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB), além dos deputados Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Marcio Fernandes (MDB), Paulo Duarte (PSB), Renato Câmara (MDB) e Zeca do PT.