Força Aérea Brasileira abre vagas para mulheres na Infantaria, pela primeira vez na história da instituição

Geral

Pela primeira vez em sua história, a Força Aérea Brasileira (FAB) abriu vagas para mulheres no Curso de Infantaria da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, no interior de São Paulo. Essa novidade é uma das mais significativas para a inclusão das mulheres nas carreiras militares da Aeronáutica.

As inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria (CFOAV-INT-INF/2026) estão abertas entre os dias 7 e 28 de abril de 2025 (até as 9h, horário de Brasília). Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site oficial da Aeronáutica.

Ao todo, são 50 vagas disponíveis, destinadas a candidatos de ambos os sexos. A novidade, no entanto, está no fato de que as candidatas mulheres poderão, pela primeira vez, concorrer a vagas para o Curso de Infantaria (CFOINF), uma especialidade que até então era restrita aos homens.

O ingresso de mulheres na Força Aérea Brasileira não é algo recente, mas tem sido marcado por conquistas históricas. Em 1996, um grupo de mulheres ingressava pela primeira vez na AFA como Cadetes Intendentes, e, após 25 anos de carreira, essas pioneiras foram promovidas ao posto de Coronel Intendente da FAB, em 2021. Em 2003, foi a vez das primeiras mulheres se tornarem Cadetes Aviadoras na AFA. Atualmente, algumas dessas pioneiras ocupam o posto de Major, incluindo a Major Aviadora Joyce de Souza Conceição, a primeira mulher a assumir o Comando de uma Unidade Aérea da FAB, o que ocorreu em janeiro deste ano.

Com a ampliação das possibilidades de carreira para mulheres, a Força Aérea Brasileira reforça seu compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades no campo militar.

Deixe um comentário