estudantes em sala de aula

FIES 2025 oferece 56 Mil Vagas para Inscritos no CadÚnico e Baixa Renda

Geral

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, em 2025, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) disponibilizará 112.168 novas vagas para estudantes de cursos de graduação em instituições privadas. Destas, 56 mil serão reservadas para candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Essas vagas fazem parte da modalidade FIES Social, lançada em 2024, que oferece financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Além disso, o programa reserva cotas para grupos historicamente marginalizados, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Segundo dados do MEC, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do FIES tradicional para o FIES Social.

O FIES foi criado pela Lei nº 10.260, em 12 de julho de 2001, com o objetivo de financiar a educação superior em instituições privadas de ensino que atendam aos critérios de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o programa oferece juros zero e uma escala de financiamento variável, conforme a renda familiar dos candidatos.

Foto: Sam Balye/Unsplash