O evento Acolhe Saúde, que ocorrerá de 25 a 27 de fevereiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, promete ser um marco para a gestão da saúde pública no Estado. Com uma programação abrangente e estratégica, o encontro reunirá gestores municipais, técnicos e autoridades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para discutir os desafios e oportunidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os temas centrais, destacam-se a judicialização da saúde, o financiamento, o planejamento regional, a regulação e a saúde digital, além de oferecer ferramentas essenciais para a melhoria da gestão pública.
A programação contará com painéis sobre diversos temas cruciais, como gestão de contratos, auditoria como instrumento de governança e redes de atenção à saúde. Especialistas e autoridades do setor irão compartilhar experiências práticas e estratégias eficazes para aprimorar o atendimento à população e fortalecer a administração do SUS no Estado. A troca de conhecimentos e boas práticas entre os gestores será um dos pilares do evento, com o objetivo de aprimorar os processos e soluções na saúde pública.
No evento, dois estandes da SES estarão dedicados ao atendimento personalizado para gestores municipais. Técnicos especializados estarão disponíveis para prestar suporte sobre assuntos como arboviroses, atenção hospitalar, saúde digital e atenção primária à saúde, visando ajudar na resolução de demandas específicas de cada município. O evento contará também com a presença de diversas outras instituições, como o Ministério da Saúde, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MS (Cosems/MS), a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o Distrito Sanitário Especial Indígena de MS (Dsei) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que terão espaços dedicados ao apoio aos gestores.
“Preparamos uma programação detalhada, com uma atenção especial aos gestores municipais, especialmente aqueles que assumem a saúde pela primeira vez. Nosso objetivo é fornecer as informações essenciais para que possam implementar uma gestão eficiente. Este evento marca o início de um diálogo contínuo, fortalecendo o suporte, o monitoramento e o acompanhamento da gestão municipal de saúde”, afirma Crhistinne Maymone, secretária-adjunta da SES.
Tradicionalmente organizado pelo Cosems, o Acolhe Saúde deste ano recebe o reforço da SES e traz o tema “Acolhe Saúde – Construindo o Futuro da Saúde em MS”. O evento terá início na próxima terça-feira, 25 de fevereiro, com credenciamento dos participantes a partir das 12h (horário local).
A programação terá início às 13h, com representantes do Conasems, Conass e SES discutindo os desafios e oportunidades da gestão no SUS. Às 14h, Ana Estela Haddad, do Ministério da Saúde, ministrará uma palestra sobre Saúde Digital no Brasil. Às 15h, será realizada uma mesa-redonda sobre os desafios da atenção primária e os processos de planificação em saúde.
A cerimônia de abertura, marcada para as 18h30, contará com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, e autoridades de todos os municípios do Estado.