No Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, o Procon de Mato Grosso do Sul promove, na sexta-feira (14), um debate sobre a questão de gênero nas relações de consumo. O evento ocorrerá no auditório do Procon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), com início previsto para as 13h30, pelo horário de MS.
A programação inclui palestra da doutora em Psicologia Social e vice-coordenadora do Observatório de Violência contra a Mulher da UFMS/SEMU, Jacy Correa Curado. Além disso, haverá discussões conduzidas pela advogada, mestre em Direito e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor (CDDC) da OAB/MS, Larissa Brandão, e pela assistente social e assessora da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) da Secretaria de Cidadania (SEC), Veridiana Almeida.
“Nosso objetivo é desnaturalizar as desigualdades entre homens e mulheres nas relações de consumo, promovendo respeito, defesa e proteção para todos os consumidores”, afirmou Angelo Motti, secretário-executivo do Procon. “Além disso, a Agenda 2030 da ONU destaca a importância da igualdade de gênero como um direito fundamental para o desenvolvimento sustentável da sociedade.”

Durante toda a semana, o Procon também realizará ações em shopping centers para reforçar a importância da defesa dos direitos dos consumidores. Essas iniciativas buscam garantir que os fornecedores cumpram seus deveres, assegurando qualidade, transparência e segurança nas relações comerciais.
No sábado (15), das 8h às 16h, o Procon estará disponível para atendimento e orientação aos consumidores no Pátio Central Shopping, localizado à Rua Marechal Rondon, nº 1380, no Centro de Campo Grande. Equipes do órgão reforçarão os principais direitos e deveres dos consumidores, além de divulgar os serviços digitais disponíveis no site e no aplicativo MS Digital.
Foto de capa: Kleber Clajus/ProconMS