O Centro Integrado de Vigilância Viária (CISV), vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), passou a integrar a plataforma de rastreamento de veículos em tempo real do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A integração coloca o sistema do Detran/MS dentro de uma rede nacional de monitoramento, ampliando sua atuação no apoio à segurança pública, não apenas em Mato Grosso do Sul, mas também em outras regiões do Brasil.
Antes dessa parceria, o CISV operava com um sistema de inteligência que monitorava exclusivamente os boletins de ocorrência registrados no Estado. Com a nova ferramenta, a capacidade de rastreamento foi expandida, e, na última semana, os agentes de fiscalização do Detran/MS, por meio do CISV, conseguiram recuperar três veículos que estavam com ocorrência de furto ou roubo em Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Ruben Ajala, gerente especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran/MS, destacou a importância dessa integração para fortalecer a segurança nas rodovias e nas áreas urbanas. “Essa nova ferramenta é mais um recurso para o Estado de Mato Grosso do Sul, que já conta com parcerias robustas com as forças de segurança municipais, estaduais e federais. Com a integração do CISV ao sistema nacional, conseguimos ampliar o monitoramento e aumentar a eficiência na recuperação de veículos furtados ou roubados, não apenas em nosso estado, mas em todo o Brasil. Sabemos que Mato Grosso do Sul é uma rota de fuga para diversos crimes, e essa ferramenta vem agregar à segurança pública, beneficiando tanto nosso estado quanto o País.”