Deputados do PSDB/MS se movimentam em direção a outros partidos com foco nas eleições de 2026

Política

As movimentações de deputados estaduais e federais do PSDB de Mato Grosso do Sul em direção a outros partidos já começaram. Embora a troca ainda não possa ser formalizada, muitos já estão buscando alternativas e abrindo possibilidades para a mudança. A principal agremiação cotada para receber esses tucanos é o Partido Liberal (PL), especialmente, com a possível entrada do ex-governador Reinaldo Azambuja. No entanto, outras siglas como PSD, PP e Republicanos também estão na disputa, sendo que o PSD pode, até, acolher o atual governador Eduardo Riedel.

O deputado estadual Zé Teixeira é um dos que avalia a mudança para o PL, um partido com o qual ele se identifica ideologicamente. “Tenho 100% de certeza de que o PL não apoiará a esquerda”, afirmou o deputado. Contudo, ele condiciona sua saída do PSDB ao destino que Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel escolherão seguir. Caso Zé Teixeira se filie ao PL, o partido passaria a contar com cinco parlamentares, com a possibilidade de esse número aumentar nos próximos meses.

A questão ideológica também está no centro da reflexão do deputado federal Dagoberto Nogueira. Ele admite que seria difícil ingressar no PL, partido com o qual tem discordâncias, especialmente por ser associado à liderança de Jair Bolsonaro, da extrema-direita. “Em meu mandato, sempre defendi pautas de esquerda e centro-esquerda e fui oposição a Bolsonaro”, afirmou Nogueira, que já foi filiado ao PDT, hoje alinhado ao Governo Lula.

O deputado indicou que a melhor opção para ele seria o PSD, um partido mais alinhados ao Governo Federal, uma possibilidade que ele mesmo já havia discutido com o governador Reinaldo Azambuja, antes das eleições de 2024. “Estamos aguardando uma definição, mas já conversamos com outros partidos, pois o processo eleitoral de 2026 já começou”, revelou Nogueira.

Embora não tenha se manifestado publicamente, o deputado Beto Pereira, que disputou a prefeitura de Campo Grande, já teria avançado nas conversas com o Republicanos, partido liderado pelo deputado federal Marcos Pereira. “A situação do PSDB está difícil e estamos aguardando uma definição para, então, sentarmos com o governador Eduardo Riedel e com o Reinaldo Azambuja para decidir o melhor caminho a seguir”, concluiu o parlamentar.

Tagged