Com o período da quaresma, o setor de pescados em Campo Grande já observa um aumento na demanda por peixes e frutos do mar. Com o feriado da Semana Santa se aproximando, comerciantes do segmento estão otimistas com a expectativa de crescimento nas vendas, mas também cautelosos quanto ao impacto dos feriados prolongados na movimentação do varejo.
Cleuber Linares, presidente do Mercadão Municipal, alerta para uma possível diminuição no movimento devido à combinação do feriado da Sexta-feira Santa, no dia 18 de abril, seguido pelo feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril. “Muitas pessoas podem deixar a cidade, o que gera incertezas sobre o fluxo de clientes. No entanto, trabalhamos com projeções baseadas nos últimos cinco anos e reforçamos os estoques para garantir o atendimento à demanda”, explica.
No Mercadão Municipal, os peixes mais procurados são pacu e pintado, tanto nas versões inteiras, sem espinha e recheadas, como também há uma crescente demanda por alternativas mais acessíveis, como carne moída de peixe e filés de menor custo. Quanto aos preços, Linares ressalta que os reajustes seguem a correção natural do mercado, com a produção sendo afetada por fatores climáticos, como a seca na região amazônica, o que resultou em ajustes pontuais. “O aumento de preço não é exclusivo por conta da quaresma. Trata-se apenas de uma correção de mercado, como ocorre com outras proteínas”, explica.
A Matias Pescados projeta um aumento nas vendas de 30% a 40% durante o período da quaresma, com um pico de até 300% na Semana Santa. A empresa observa que os consumidores estão buscando tanto peixes regionais, como o filé de tilápia e o pintado, quanto opções importadas, como o salmão do Chile e frutos do mar. Para garantir que atendam à demanda, o comércio reforçou seus estoques e se prepara para o período de maior movimento do ano.
Por outro lado, na Beto Peixaria, a expectativa é de que este ano as vendas durante a quaresma superem as do ano anterior. “Estamos nos preparando o ano todo para a Semana Santa. Além do fator religioso, o aumento no preço da carne bovina fez com que muitos consumidores optassem pelo peixe. Já estamos percebendo uma maior movimentação, com clientes antecipando suas compras”, observa a equipe da peixaria.