Colheita nacional da safra de soja terá início dia 7 de fevereiro

Geral

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 24/25 começará em 7 de fevereiro, na Fazenda Esperança, localizada em Santa Carmem, na região de Sinop, Mato Grosso. O evento será transmitido ao vivo a partir das 9h (horário de Brasília). Em Mato Grosso do Sul, estima-se que a área plantada de soja seja de cerca de 4,5 milhões de hectares, mas o número exato será divulgado ao fim da safra. A maior parte da colheita no Estado está prevista para ocorrer entre 14 de fevereiro e 21 de março, abrangendo 86% da área total, com o encerramento projetado para 18 de abril.

De acordo com o projeto Siga/MS, executado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), o plantio foi concluído em todas as regiões do Estado até 18 de dezembro. Entretanto, como foi noticiado ontem (21), pelo InffoMix, na segunda semana de 2025, as lavouras de soja de Mato Grosso do Sul enfrentaram condições climáticas desafiadoras.

Ainda segundo o Siga/MS, as regiões sudoeste, centro, sul-fronteira e sul do Estado apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 25,6% em condições ruins. As condições regulares variam entre 14,6% e 34,6%, e as boas condições estão entre 39,8% e 69,3%. Leia aqui a matéria completa.

Além disso, a Aprosoja/MS concluiu o levantamento de campo sobre o Uso e Ocupação do Solo da 1ª safra 2024/2025. A coleta de dados foi realizada entre novembro e dezembro de 2024, com o apoio do Siga/MS, do Governo do Estado e do Sistema Famasul.

Durante esse período, a equipe técnica percorreu 29 mil quilômetros e georreferenciou 31,3 mil pontos em rodovias e estradas de diversas esferas. Os dados agora estão sendo processados e deverão ser divulgados em abril de 2025. O estudo abrange culturas como soja, cana-de-açúcar, eucalipto, pasto e áreas florestais, entre outras, com o objetivo de fornecer informações detalhadas e precisas sobre o uso do solo no Estado.