Carnaval de Campo Grande e Corumbá prometem sacudir o público com blocos de rua, escolas de samba e conscientização

Geral

O carnaval de Campo Grande começa, oficialmente, nesta sexta-feira (28), com uma programação vibrante que promete movimentar a cidade até o fim da festa. O evento contará com animação nos blocos de rua e desfiles das Escolas de Samba. Em Corumbá a folia começou no último fim de semana.

Na noite de sexta, na Capital, a Esplanada Ferroviária será palco de diversas atrações, com destaque para o Bloco Reggae, que abrirá a folia em frente ao Monumento Maria Fumaça. Além dele, outros blocos estarão espalhados pela cidade. Na mesma região, o bloco Farofolia será realizado na rua Doutor Temistocles, enquanto o Só Love marcará presença na rua General Melo. Já o bloco Nada Sobre Nós Sem Nós ocupará a Arena do Horto Florestal.

No sábado (1º), a folia continua com o Cordão Valu, que também se juntará ao bloco Reggae na Esplanada Ferroviária a partir das 15h. No mesmo dia, o bloco IPA Lê Lê será a atração na Eden Beer, na Avenida Mato Grosso.

No domingo (2), a partir das 14h (horário local), o bloco Capivara Blasé promete agitar novamente a Esplanada Ferroviária. A folia do Capivara Blasé continuará na segunda-feira (3), no mesmo horário e local. Além disso, o IPA Lê Lê também sairá no mesmo dia, mas à tarde, na Eden Beer.

O encerramento das festividades contará com o tradicional “Enterro dos Ossos”, que será realizado no sábado (8), a partir das 17h, na Esplanada Ferroviária, com o bloco Forrozeiros MS. Na região, os blocos Eita, na Praça Maria Fumaça, e Quebra-Ossos, na rua General Melo, também prometem animar os foliões.

Vitor Samudio, presidente do ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande), destacou a importância do apoio do Governo do Estado para garantir a infraestrutura e a realização do carnaval de rua. “O Governo do Estado é o grande parceiro do movimento dos blocos de rua de Campo Grande”, afirmou Samudio.

Desfile das Escolas de Samba

Na segunda-feira (3), a partir das 20h, o público poderá conferir o desfile das escolas de samba na Praça do Papa. As agremiações Herdeiros do Samba, Unidos da Vila Carvalho, Catedráticos do Samba e Igrejinha serão as responsáveis por abrir os desfiles.

Na terça-feira (4), também a partir das 20h, as escolas Unidos do Cruzeiro, Deixa Falar e Cinderela Tradição do José Abrão darão continuidade às apresentações. Alan Catharinelli, presidente da Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca), enfatizou o papel do Governo de Mato Grosso do Sul no apoio financeiro à realização dos desfiles, o que permite que as escolas possam preparar fantasias, alegorias e contratar os profissionais necessários.

“Este apoio é essencial para que a Liga e as Escolas de Samba possam concretizar seus projetos, criando oportunidades para nossa economia e oferecendo alegria, paz e saúde para os foliões. Este será um grande carnaval”, afirmou Alan, destacando a colaboração do secretário de Cultura Marcelo Miranda e do presidente da Fundação de Cultura Edu Mendes.

Todos Por Elas

Este ano, as escolas de samba de Campo Grande e os blocos de rua também se uniram à campanha Todos Por Elas, uma ação de conscientização sobre o fim do feminicídio. A campanha será divulgada durante os desfiles, com a inserção da mensagem nos painéis eletrônicos de LED e o uso do material nas quadras das escolas e nas redes sociais.

Vitor Samudio reforçou que a campanha é uma pauta importante para os blocos de rua, que têm se engajado em ações que promovem a igualdade de gênero. “É uma causa que sempre apoiamos em nossos eventos, e com certeza vamos reforçar esse apoio este ano”, afirmou.

Carnaval de Corumbá

Folia toma conta de Corumbá – Foto: Reprodução/Silvio Andrade

A cidade de Corumbá, conhecida por ter o melhor carnaval do Estado, deu início às suas festividades com o ensaio geral das escolas de samba no último fim de semana. A Avenida General Rondon foi tomada por foliões que lotaram arquibancadas e camarotes para assistir ao último dia do ensaio geral, onde o público teve uma prévia do que será apresentado nos desfiles oficiais, que ocorrerão nos dias 2 e 3 de março.

Durante mais de quatro horas, as famílias corumbaenses se divertiram no evento gratuito, com forte presença de segurança e a participação do prefeito Gabriel de Oliveira, além da presença de turistas e bolivianos que cruzaram a fronteira para prestigiar o evento.

Realizado pela prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura do Pantanal, o carnaval da cidade tem o apoio do Governo do Estado, da senadora Soraya Thronick e do deputado federal Beto Pereira, que destinam R$ 1,3 milhão para o apoio às escolas de samba, blocos e cordões carnavalescos. O prefeito Gabriel de Oliveira também liberou R$ 740 mil para garantir a realização das festividades.