Estudos comprovam que caminhar ajuda quem quer emagrecer, afasta o risco de obesidade e ainda reduz o risco de doença cardíaca. Mas as vantagens vão além: andar por aí também é um hábito que contribui para combater o estresse e a ansiedade.
A caminhada ao ar livre, de preferência, em meio à Natureza, não exige habilidade, é barata, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa não puder sair e se tiver uma esteira.
“Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana”, explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência.
Estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto (SP), provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos reduz a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.
Além disso, a caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. “Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas”, explica Correia.
O pulmão também é bastante beneficiado quando caminhamos. De acordo com o fisiologista, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com frequência. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras. São vários os motivos para você caminha todos os dias.
Veja mais cinco para começar a praticar hoje mesmo:
1 – Caminhar induz a meditação: um estudo britânico defende que andar pode colocar o cérebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexão e profundo relaxamento, principalmente se a caminhada for em espaços cercados pelo verde, como parques ou trilhas.
2 – Boa opção de lazer: tirar um tempo para si mesmo ao ar livre e distrair-se é ótimo para a saúde mental, além de melhorar a memória e a concentração.
3 – É um ótimo exercício e libera endorfina: a endorfina é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, e é liberado principalmente após a prática de exercício. Ao ser liberada durante a caminhada, ajuda a reduzir a tensão e também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.
4 – Promove integração social: caminhar em grupo relaxa ainda mais já que é uma boa oportunidade para socializar, colocar o papo em dia e ainda diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do stress.
5 – Melhora no condicionamento físico: caminhar dá energia e reduz a fadiga. Um estudo de 2008 da Universidade de Georgia comprovou que as pessoas sedentárias que passaram a caminhar tiveram um aumento de 20% na energia e redução de 65% da fadiga.