Assim como no Senado, a Câmara dos Deputados também terá a eleição da nova Mesa Diretora definida neste sábado (1º), quando os deputados federais votarão para escolher o novo presidente da Câmara e outros 10 cargos administrativos. O favorido na Casa é o deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB). Motta tem como adversários os parlamentares Marcel van Hattem (Novo/RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ).

Apoiado por Arthur Lira para sucedê-lo no cargo, Hugo Motta Wanderley da Nóbrega, de 35 anos, está no quarto mandato consecutivo como deputado federal. É líder do Republicanos na Câmara, além de vice-presidente nacional e estadual do partido. Atualmente, Motta conta o apoio de 17 bancadas.
Cronograma
O prazo para formalização dos blocos parlamentares termina às 9h (horário de Brasília) do dia 1º. Em seguida, às 11h, haverá reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora. Já o prazo para o registro das candidaturas encerra-se às 13h30 do sábado.
O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas (horário de Brasília), no Plenário Ulysses Guimarães. A eleição será realizada de forma presencial, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário.
A sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira (3), às 15h, também pelo horário de Brasília.
Para vencer a disputa, o candidato precisa de mais da metade dos 513 deputados votantes.