Briga por vaga na Câmara de Campo Grande pode abalar relação entre PT e PCdoB

Política

A disputa pela vaga de vereador na Câmara Municipal de Campo Grande, entre vereador eleito e suplentes do PT e do PC do B, pode requerer a intervenção do Deputado Federal Vander Loubet (PT), principal liderança do partido no Estado, para que não comprometa a relação entre as duas siglas.

O ex-vereador, Airton Araujo, está requerendo o mandato de Jean Ferreira (PT), que tem a eleição contestada pelo Tribunal Regional Eleitoral de MS (TRE/MS), e ainda corre o risco de perder o mandato. Para Araujo, ele deveria ser substituído pela primeira suplente Professora Madalena, que é do PC do B, cuja eleição também está sendo contestada no TRE/MS.

Em 1ª instância, a Corte reprovou a prestação de contas do vereador eleito pelo PT. Foi apontado que o jovem militante de esquerda descumpriu o prazo de envio relativo aos recursos financeiros recebidos na campanha. Como deve ser feita a recontagem de votos, caso a decisão venha a ser mantida em 2ª Instância, então a vaga iria para a Professora Madalena, primeira suplente, que é do PC do B, partido que integra a Federação com o PT. Mas existem denúncias de irregularidades na campanha dela também. Os comunistas, no entanto, não admitem abrir mão da vaga.

A situação ainda se encontra no campo das hipóteses, uma vez que Jean Ferreira já recorreu da decisão e, caso tenha a eleição confirmada, todo o embate deverá ser superado. ”Quando houver avanço processual nesse sentido, iremos nos posicionar juridicamente”, disse o vereador eleito, que confia na aprovação das contas.