Brasil registra 21 mortes por dengue em 2025 e janeiro ainda não terminou

Geral

O painel de monitoramento do Ministério da Saúde, atualizado nesta segunda-feira (27), registrou 21 mortes por dengue no Brasil em 2025. Dois terços dessas mortes ocorreram no estado de São Paulo, onde a Secretaria Estadual de Saúde tem intensificado campanhas de vacinação, especialmente para públicos vulneráveis. No entanto, a adesão à imunização tem sido baixa entre o público-alvo, composto por jovens de 10 a 14 anos.

No total, o país contabilizou mais de 139 mil casos prováveis de dengue, com 82 mil deles no estado paulista. Além disso, 160 mortes estão sendo investigadas, 114 delas em São Paulo. O monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo aponta que, de 81.950 casos prováveis registrados, apenas sete resultaram em óbitos confirmados, enquanto 121 ainda estão sob investigação.

Em razão da epidemia, 37 municípios de São Paulo estão em situação de Emergência. Jacareí e Mira Estrela, ambos no interior paulista, mantêm essa situação desde janeiro de 2024.

Também na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, confirmou a primeira morte por dengue ocorrida na cidade. A vítima é um homem de 38 anos de idade, morador de Campo Grande, bairro da zona oeste da capital fluminense.

Mato Grosso do Sul

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado no último dia 23 de janeiro, em 2025, o Estado já havia registrado 708 casos prováveis de Dengue, sendo 204 casos confirmados. Os dados foram apresentados no boletim referente à 3ª semana epidemiológica e, segundo o documento, não há óbitos registrados ou em investigação.

Nos últimos 14 dias, o município de Selvíria registrou alta incidência de casos confirmados, já Inocência e Pedro Gomes registraram média incidência de casos confirmados para a doença.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 122.224 doses do imunizante já foram aplicadas para a faixa etária permitida. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 207.796 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.