Depois de uma cerimônia onde houve saudação nazista de Elon Musk, e onde o filho do ex-presidente Bolsonaro e a ex-primeira dama foram barrados e assistiram à posse em um telão, do lado de fora do Capitólio, o presidente estadounidense, Donald Trump, disse que o Brasil e os países da América Latina precisam dos Estados Unidos mais dos que os EUA precisam deles.
A fala ocorreu enquanto Trump assinava uma série de decretos no Salão Oval nesta segunda-feira (20), após tomar posse, informou a CNNBrasil. Ao ser perguntado como ele vê a relação do Brasil e países da América Latina com os Estados Unidos, Trump respondeu: “Boa. Eles precisam de nós, mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam da gente. Todo mundo precisa da gente”, afirmou “o dono do mundo”.
As primeira medidas do republicano foram retirar, novamente, os EUA do Acordo de Paris e da OMS, além de anular 78 medidas assinadas por Biden, seu antecessor.
Por aqui, o presidente Lula (PT) cumprimentou o presidente dos Estados Unidos, após o republicano tomar posse do cargo nesta segunda-feira (20), em mensagem enviada a Trump.
Em publicação na rede X, Lula afirma que “as relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”. O presidente brasileiro também disse que as nações nutrem “fortes laços” em diversas áreas, como comércio, ciência, educação e cultura.
Foto: Reprodução/CNN