A partir do dia 17 de abril, os 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar o valor da antecipação do 13º salário. A consulta pode ser feita por meio da Central de Atendimento 135 ou através do aplicativo e site Meu INSS.
A antecipação corresponde a 50% da gratificação natalina e será paga junto com o benefício do mês corrente, que será creditado entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda parcela será paga junto com o calendário de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
O pagamento da antecipação, que somará R$ 73,3 bilhões, foi solicitado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A medida foi oficializada por meio de um decreto presidencial publicado na edição do Diário Oficial da União de 4 de abril. Para Mato Grosso do Sul, foram destinados R$ 373,8 milhões, divididos entre 385.659 benefícios.
De acordo com o ministro Lupi, a antecipação do pagamento do 13º salário é uma ação estratégica que ajudará a impulsionar a economia brasileira.

Para verificar o extrato de pagamento do 13º salário, o beneficiário pode seguir os seguintes passos:
1 – Acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
2 – Informar o CPF e a senha.
3 – Clicar em “Do que você precisa?”.
4 – Digitar “Extrato de Pagamento”.
5 – Selecionar o serviço desejado e baixar o documento.
Primeira Parcela
O pagamento da primeira parcela será feito entre 24 de abril e 8 de maio. Os beneficiários que recebem até um salário-mínimo terão os valores creditados primeiro. Já os aposentados e pensionistas que recebem valores superiores ao salário-mínimo terão o pagamento efetuado entre os dias 2 e 8 de maio.
Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível obter informações sobre o pagamento do 13º salário através da Central 135. Basta ligar e informar o CPF, além de confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Foto: Reprodução/iStock