A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, no final de janeiro, a operação comercial de três unidades geradoras da usina termelétrica Central Geradora Suzano RRP1, localizada em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul. Com capacidade instalada total de 384 megawatts (MW), as novas unidades entram em funcionamento no contexto do Leilão A-4 de 2022, realizado no ambiente de comercialização regulada.
Com essa autorização, a Central Geradora Suzano RRP1 passa a fornecer energia para milhares de consumidores, reforçando a estabilidade e a resiliência do sistema elétrico nacional. Esse avanço na geração de energia é um passo fundamental para o crescimento econômico do país, impactando positivamente setores como indústria, comércio e agronegócio, além de garantir a continuidade do fornecimento de energia para os lares brasileiros.
A Aneel atualiza constantemente os dados sobre a geração de energia no Brasil por meio do Sistema de Informações de Geração. Este sistema oferece dados atualizados sobre as usinas em operação e os empreendimentos em construção, além de disponibilizar painéis interativos mensais com previsões de novas unidades geradoras e um histórico da expansão do setor desde a fundação da agência, em 1997.