“Ainda Estou Aqui” é indicado a três categorias no Oscar 2025

Geral

O filme brasileiro, fenômeno de bilheteria, “Ainda Estou Aqui”, pela primeira vez, foi indicado em três categorias ao Oscar 2025: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz – para Fernanda Torres. Com isso, o Brasil retorna à premiação nas categorias principais

“Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles Júnior, é baseado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva, que conta sobre o desaparecimento de seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello no filme), durante a Ditadura Militar. Então a mãe do autor, Eunice Paiva (Fernanda Torres), passa a enfrentar o estado autoritário em busca de respostas sobre o paradeiro do marido.

Eunice Paiva dedicou sua vida na busca por justiça tanto para sua família quanto para os familiares dos outros presos políticos desaparecidos pelo regime. Ela só conseguiu a resposta sobre o que aconteceu com o marido em 2014, com a Comissão Nacional da Verdade – anos após o desaparecimento de Rubens Paiva, que ocorreu em janeiro de 1971. “É um filme sobre memória”, resumiu Fernanda Torres.

Agora, haverá uma nova votação, dos técnicos nas suas áreas e todos votam para melhor filme.