Reajuste nas tarifas de Energia Elétrica Entra em Vigor em MS a Partir desta terça

Economia

A partir de hoje (8), os consumidores de energia elétrica atendidos pela Energisa Mato Grosso do Sul (Energisa MS) enfrentarão um reajuste nas tarifas. Para os residenciais e pequenos comércios (baixa tensão), o aumento será de 0,69%, enquanto para os consumidores de média tensão (como empresas de maior porte), o reajuste será de 3,09%.

Esse reajuste levou em consideração a inflação de 8,46% acumulada, mas o impacto para os consumidores foi suavizado por alguns fatores, resultando em um aumento médio de apenas 1,33%. Entre os principais fatores que ajudaram a reduzir esse reajuste estão:

  • Devolução do PIS/Cofins (-1,91%): O valor de R$ 151,74 milhões foi devolvido aos consumidores devido a uma decisão do STF que retirou o ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins.
  • Quitação da Conta COVID (-1,68%): Com o fim dessa cobrança, que foi criada para aliviar o impacto da pandemia nas distribuidoras, houve uma redução nas tarifas.
  • Redução nos custos de transmissão (-1,24%): A queda nas tarifas de uso do sistema de transmissão e distribuição também contribuiu para a diminuição do reajuste.
  • Encerramento da Conta Escassez Hídrica (-1,71%): A crise hídrica de 2021 gerou custos extras, mas com a extinção dessa conta, os consumidores sentiram uma redução na tarifa.

Outros ajustes menores, como custos de rede básica e encargos setoriais, também contribuíram para manter o reajuste em um nível mais baixo.

Esse reajuste tarifário é um processo regular da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visa a recomposição dos custos operacionais das distribuidoras, mas sem a realização de grandes mudanças nos investimentos em infraestrutura neste ciclo de 2025.

Deixe um comentário